Breve historial da A.R.P.I.L.F.
Em abril de 1998 um grupo de amigos reformados sediados nas instalações do Centro de Bem Estar e Social do Laranjeiro, reuniram-se e após alguns considerandos, informaram a senhora Diretora do centro que iam iniciar os trabalhos para criar uma associação de reformados e pensionistas, dando a senhora Diretora um parecer positivo.
Para este fim foi criada em abril de 1998 uma Comissão Organizadora.
Durante o período que medeia o ano de 1998 e 1999, foram feitas dezenas de reuniões com várias Associações do concelho e fora dele, com o SAS (Serviço de Apoio Social de Almada) e técnicas da Câmara Municipal de Almada, onde foi feita a aprendizagem para a instalação de uma Associação.
A comissão Organizadora desenvolveu todos os preparativos, passando seguidamente os trabalhos e documentações, para uma Comissão instaladora criada em novembro de 1998.
A Comissão Instaladora enviou a documentação aos Órgãos nacionais competentes, a fim de darem o parecer sobre a possibilidade da constituição de uma Associação de reformados e pensionistas.
Por esta altura já existiam cerca de 400 reformados, quotizados entre si e com uma verba de 800 mil escudos, provenientes de vendas de artesanato, bolos, sumos, cafés, almoços passeios etc. Esta verba estava na posse do Senhor José Campaniço Godinho, responsável na altura pelas contas.
A Comissão Instaladora preparou uma lista com os futuros Corpos Sociais para dirigirem a associação.
Depois da lista completa, foram realizadas eleições por voto secreto, sendo a lista eleita por unanimidade, aclamação e muitas lágrimas de alegria à mistura.
A verba de 800 mil escudos existente foi declarada nas finanças no ato da entrega dos documentos, só podendo a mesma ser gasta em equipamento para umas futuras instalações da Associação.
Em 30 de julho de 1999 foi constituída a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Laranjeiro Feijó (ARPILF.)
Em 23 de agosto de 1999 foi promulgado em Diário da República D.R., a constituição da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Laranjeiro Feijó (ARPILF), com data de abril 1999.
Em 3 maio de 2000 foi promulgado em Diário da República D.R. que a Associação (ARPILF) tinha sido constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos.
Foi deliberado em reunião de Direção e aprovado em Assembleia Geral por unanimidade e aclamação, que a data da constituição da Associação seria o dia 1 de abril de 1999.
Em 3 de maio de 2003 foi celebrado o contrato de comodato com a Câmara Municipal de Almada das instalações da Associação na Rua Febo Moniz n.º 5, traseiras no Laranjeiro.
Em setembro de 2003 foi celebrado um Acordo de Cooperação com a Segurança Social de Setúbal, para 25 utentes em Centro de Convívio.
Em 31 agosto de 2009 foi celebrado um Acordo de Cooperação com a Segurança Social de Setúbal, para 25 utentes em Centro de Dia.
Em 2010 foi promulgado no Diário da República D.R. a criação de um Refeitório Social na ARPILF.
Em 24 de outubro de 2012 foi celebrado um Acordo de Cooperação com a Segurança Social de Setúbal, para 41 refeições diárias em regime de Cantina Social.
Em 17 de setembro de 2013 foi celebrado um protocolo com a Câmara Municipal de Almada para as novas instalações (provisórias) da Associação no ex mercado do Laranjeiro) na rua João Jacinto de Magalhães n.º 11 no Laranjeiro
O objetivo da criação da Associação foi a de associar pessoas reformadas, pensionista e idosas, com o fim de conviverem em associativismo e diminuir o isolamento social.